A mãe natureza é exuberante no Pantanal.
Ali, vimos onça pintada na beira do rio, muitos jacarés de todos os tamanhos, tatus, cobras e principalmente, pudemos observar e ouvir o canto das 600 espécies diferentes de aves, sendo o Tuiuiu a maior ave e a arara azul a mais rara, e as mais típicas por lá.
A primeira dicanessa viagem é sobre a hospedagem: hospedar-se na cidade de Poconé ao invés de Porto Jofre é mais acessível. A excursão parte dali, de carro (no nosso caso, alugado em Cuiabá) através da Estrada Transpantaneira até Porto Jofre, de onde saem os passeios de barco pelos rios Cuiabá e São Lourenço. Se for sócio, há hospedagem no SESC Porto Cercado.
Há outras pousadas rústicas ou mais luxuosas para hospedagem em Porto Jofre, mas no geral bem mais caras.
A segunda dica é imperdível: apreciar o pôr do sol na 3ª. Ponte da Estrada Transpantaneira após passar pórtico, vindo de Poconé. Nessa hora, é possível observar revoadas dos inúmeros pássaros que voltam para dormir ali. Mas vá de calça jeans ou grossa, e leve bastante repelente, pois há revoada de mosquitos também…
A terceira dica é contratar o serviço de guia especializada como a ECOTUR-Pantanal, que vai te ajudar a programar passeio safari pelos rios, de um dia.
O nosso passeio teve saída às 4:30h da manhã de Poconé para percorrer de carro os 150 km de estrada de terra, 120 pontes, muita poeira e demasiada beleza até Porto Jofre. Devido a condição da estrada levamos 4 horas na estrada, com direito a café da manhã para observar o alvorecer do dia e dos pássaros. Em Porto Jofre embarcamos para o passeio de um dia, nos rios Cuiabá e São Lourenço, para a observação das onças, cobras inúmeros jacarés de todos tamanhos e aves. Tivemos a sorte de encontrar 2 onças pintadas para delírio dos turistas, principalmente dos muitos turistas estrangeiros munidos de máquinas fotográficas com objetivas enormes. Um verdadeiro espetáculo!
Almoçamos no barco hotel Millennium, com comida ótima e tripulação super simpática.
Em Cuiabá, antes do voo de volta para casa, visitamos o Mercado do Porto onde se vendem produtos locais e almoçamos bem perto dali, no restaurante Regionalíssimo, com ótimo buffet de comida típica mato-grossense.
Comentários