Que tal uma semana em Alagoas começando por Maceió conhecendo, na minha opinião, as praias mas bonitas do Brasil… e como já tinha ido outras vezes o meu objetivo desta vez era conhecer o litoral norte e mais precisamente as praias ao redor de São Miguel dos Milagres.
dia 1 – Maceió – a rede hoteleira tem para todos os gostos e bolsos e uma boa pesquisa é sempre bom. Fiquei no bem localizado Ponta Verde que, apesar de ser um hotel de 40 anos, foi revitalizado e encontra-se em ótimas condições.
Uma caminhada de Pajuçara até Jatiúca , passando por Ponta Verde, vendo aquele marzão verde ao lado é indescritível… se der veja o por do sol por volta das 17h20 na praia de Pajuçara.
Para almoço recomendo o Bodega do Sertão com boas opções de comidas nordestinas em um self-service bem variado.
Para o jantar vale a pena o excelente JANGA. Peixes e massas maravilhosos.
dia 2 – Alugar um carro para ir até São Miguel dos Milagres. O carro é imprescindível para poder se locomover entres praia do Litoral Norte Alagoano. A distância de Maceió até São Miguel dos Milagres é de 100 km que é feito em 1h30 por causa das lombadas e MUITAS curvas, principalmente depois de São Luiz do Quitunde. A devolução do carro pode ser feita diretamente no aeroporto caso não queira ficar mais em Maceió.
dia 3 – São muitas pousadas em São Miguel dos Milagres, Porto da Rua e Porto de Pedras. Fiquei primeiro na Pousada do Riacho dos Milagres que fica na praia do Riacho. É praticamente deserta mas simplesmente maravilhosa com seu coqueiral e areia branca, ideal para caminhadas, sendo que com a maré baixa se formam piscinas naturais bem em frente a pousada. O cuidado com jardim, piscina, quartos e atendimento dos funcionários nos deixam super em casa. Café da manhã e jantar estavam bem saborosos.
Almoço no excelente NO QUINTAL. O lugar é de muito bom gosto, atendimento excepcional dos garçons, música de ótima qualidade e a comida nordestina, baião de dois, uma das melhores que comi! Não deixe de comer a sobremesa Cartola!
Jantar no Porto dos Milagres que servem ótimos crepes, além de peixes e comidas nordestinas. Atendimento nota 10!
dia 4. Praia de Porto da Rua – a praia com suas jangadas para os passeios nas piscinas naturais valem mil fotos…a luz vai variando no decorrer do dia…se der vá também ao final do dia ver a luz do sol refletindo nos barcos e no mar.
Almoço – recomendo o Bar do Enildo – tem ótimas opções de petiscos e peixes, mas segui a recomendação do atendente e fui mesmo no file a parmegiana. Um dos melhores que já comi! Espetacular. O bar fica ao lado da pracinha de Porto da Rua que parece daqueles filmes que se perdeu no tempo.
dia 5. Mudamos para conhecer outra pousada. CASA ACAYU na praia do TOQUE . Sensacional. Atendimento de primeira, com todo o pessoal super simpático, jardim primoroso, piscina com bar molhado, café da manhã personalizado com tudo que você possa querer ou imaginar! Os quartos com uma decoração moderna e com obras de arte, banheiros modernos e roupa de cama de primeira qualidade.
Jantar já está incluso na diária, com pratos sofisticados e muito bem elaborados. Boa carta de Vinhos. Tem 4 tipos de quartos com preços um pouco acima da média mas valeram cada real gasto. A praia fica a 100 metros da pousada por um caminho de areia e tem toda a estrutura de praia com cadeiras , guarda-sol e serviço de bar. Um luxo só.
Neste dia fizemos o passeio para conhecer a área de preservação e Santuário do Peixe-Boi Marinho – ICMBIO – que é realizado pela Associação Peixe-Boi criado há 9 anos num esforço conjunto entre as comunidades ribeirinhas, o Ministério Público Federal (MPF) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A associação possui 45 associados, todos moradores de Porto de Pedras e de São Miguel dos Milagres, que atuam na prática do turismo de base comunitária.
O passeio demora em torno de 1 hora e o custo é de R$50,00 por pessoa com ótimas explicações, na nossa expedição foi a guia Flávia, que nos deu uma verdadeira aula sobre Peixe-Boi e a vida no mangue do Rio Tatuamunha. IMPERDÍVEL
dia 6. Pegamos o carro é fomos até JAPARATINGA. São 10 km até Porto de Pedras. Aí tem que se pegar uma balsa que se paga R$15,00 para a travessia de 5 minutos até a outra margem do Rio Manguaba. As praias continuam lindas com a cor verde transparente e com os coqueiros sempre acompanhando a orla.
Almoço na Pousada e restaurante CAIUIA – boa opção para quem quer pousada pé na areia. Boas massas com peixes e pratos bem servidos.
dia 7. Passeio de jangada a partir de Porto da RUA para nadar nas piscinas naturais com água quase quente! Tem que atentar para o horário das mares para a marcação do passeio.
Volta para o aeroporto de Maceió. São 120 km e leva aproximadamente 2 horas por causa do grande número de lombadas na estrada e muitas CURVAS, sendo algumas bem perigosas.
Estas praias do LITORAL NORTE Alagoano foram eleitas com uma das mais bonitas do Brasil! Aproveite!
Comentários