Em dezembro e 2019 eu e meu marido, fomos com nossas duas filhas (4 anos / 4 meses) para o Chile. Escolhemos a região dos lagos, no norte da Patagônia. Pegamos um voo para Puerto Montt com conexão em Santiago.
No aeroporto de Puerto Montt pegamos o carro que havíamos alugado pela internet e seguimos até Puerto Varas. Passamos duas noites em um agradável hotel no centro da cidade (Hotel Bellavista), com uma piscina aquecida deliciosa com vista para o lago e para o Vulcão Osorno.
Puerto Varas é adorável! Tem boa infraestrutura para o turismo, ótimos restaurantes e supermercados, deliciosos passeios a pé, além de ser linda e ter um astral muito bom, com suas praias de lago com vista para o vulcão. O tempo estava bom e de dia chegou a fazer calor. No fim da tarde a temperatura caía rapidamente. No verão o sol se põe as 21h e pode-se observar um demorado e belo por do sol que colore o céu de cor de rosa.
Dos restaurantes que fomos, recomendamos Donde el Gordito, uma premiada biboca com pratos tradicionais, e um contemporâneo mais chique, Casa Valdez. O restaurante do Hotel Bellavista é gostoso também.
Havíamos reservado uma casa pelo Airbnb, onde nos juntaríamos a uma família de amigos, e chegando lá nos surpreendemos pois o local era bem melhor do que o esperado. A Hermosa y Amplia Cabaña 2 Puerto Varas (https://www. airbnb.com.br/rooms/5920063?c= .pi80. pkbWVzc2FnaW5nL25ld19tZXNzYWdl &euid=82dbc768-1969-1a64-5cb1- 56f732084dd3&source_ impression_id=p3_1585713179_ OPlGTNWUlGrId849) fica num lindo sítio a 20 minutos de Puerto Varas (dica preciosa!). Inúmeros bichos, incluindo 4 adoráveis veadinhos que apareciam de vez em quando, parquinho, lareira, aquecedor em todos os cômodos, campos de margaridas, um rio lindo que passa a 20 metros da casa e local para fogueira onde passamos a virada do ano. Como estávamos com crianças pequenas isso foi bem importante pois passamos bastante tempo em casa.
De lá fomos para ilha de Chiloé, um lugar interessante, que além de ter uma população nativa de pinguins, tem uma cultura própria bem viva. Passamos uma noite lá. O pessoal curtiu bastante. Eu confesso que achei a viagem um pouco longa e desgastante, mas vale lembrar que eu estava com um bebê de 4 meses…
Fomos também para Frutillar, onde pudemos curtir as praias (as crianças até entraram na água! Era feriado de 1o de janeiro e as praias estavam cheias, coloridas e alegres) e o ambiente delicioso da cidade.
Há um lindo teatro e ótimas opções para um café na charmosa rua em frente ao lago. Deu vontade de ficar mais tempo por lá!
Reservamos um dia para conhecer os Saltos de Petrohue, com suas impressionantes quedas d’água de coloração turquesa.
No caminho tem um lugar (não lembro o nome) com belas paisagens e passeios de caiaque e barco. Tudo muito maravilhoso a não ser umas moscas gigantes que perseguem as pessoas.
Outro passeio interessante é o do Vulcão Osorno onde é possível brincar na neve mesmo no verão (e esquiar no inverno) e passear nos teleféricos.
Além disso, visitamos as praias de Puerto Varas onde dá pra andar de caiaque e curtir uma praia se não tiver frio ou vento. Não sei como é nas outras épocas do ano mas pegamos muito trânsito nos horários de pico, quando as pessoas estavam chegando ou saindo das praias.
Vale citar as deliciosas frutas vermelhas que compramos aos baldes a preço de banana: blueberry, framboesa, amora e cereja. Um sonho!
Enfim, achamos Puerto Varas uma opção maravilhosa para quem quer viajar com a família. Recomendamos muito esse esquema de fazer a base em um sítio próximo à cidade e curtir as inúmeras atrações que a região oferece. Paisagens inusitadas, clima agradável, passeios para todas as idades.
Essa com certeza é uma viagem que repetiremos!
ResponderEncaminhar
|
Comentários