ROTEIRO ITALIA 2025
Esta viagem a ITALIA foi dividida em 4 partes: 1ª. 5 dias em ROMA. 2 ª ROADTRIP saindo de ROMA indo para a PUGLIA – 5 dias. 3 ª SICILIA – 5 dias. CALABRIA – 5 dias e depois voltando até ROMA sempre de carro.
DIA 1. Ficamos em um airbnb muito bom no bairro de AVENTINO. Ponto muito bom próximo ao metro Circo Massimo e também próximo ao Coliseu. Demos um giro pela cidade nos arredores do Coliseu e depois fomos para Trastevere, bairro muito charmoso e divertiddo. Jantamos no excelente TONARELLO.
Chegar cedo pois depois das 18h a fila de espera é grande e não tem reserva.
DIA 2. Roma é ótima para se perder pelas ruas e ir vendo várias cenas de filmes que um dia você já assistiu…passear até a piazza NAVONA que apesar de cheia ainda dava para tirar fotos e conhecer um pouco de sua história. Ali pertinho tem um restaurante / Enoteca que eu gosto bastante e sempre indico. CUL DE SAC. 
Andar por esta região da Piazza Navona é andar pela ROMA da nossa imaginação.
. Pegamos o metro e, não resistimos, voltamos para o Trastevere e comemos pizza no Cacio e Pepe. Ótima pizza e sempre lotada mas vale a pena.
DIA 3. VATICANO – andamos em volta da praça e é claro entramos na igreja. Para ver a Capela Sistina.é sempre bom comprar o ingresso antes. Tinha muita fila! Almoçamos no restaurante Pietra no bairro ao lado do Vaticano, que fica fora do circuito turístico. Pegamos o metro e fomos ao Coliseo e claro com ingresso comprado com antecedência.
Jantamos no restaurante AR MONTE no bairro de Aventino. Ótimas massas!
DIA 4. Andar pelas ruas e chegar até a Fontana de Trevi…pra variar já estava cheia mas até deu para tirar umas fotos,..depois fomos caminhando até a Piazza de Espana.
O almoço na Osteria del Tempo Perso. Recomendo,
mas um pouco mais caro. Fizemos uma boa caminhada até o Pantheon. Imperdivel. Agora tem que pagar 5 euro
s
. Pizza a noite no Trastevere no Popi Popi. Bem no meio da muvuca do bairro ao lado desta igreja..
Dia 5. Andar pela região da Piazza del Popollo e no final da tarde ir até a igreja San Pietro in Vincoli ver a escultura fabulosa de Michelangelo do MOISES. IMPERDIVEL
. Jantar no Al Callarello.
Dia 6. Pegamos o carro alugado na Hertz, na época foi o melhor preço, e partimos para a PUGLIA. De Roma a Polignano a Mare foram 465km em 5 horas. Ótima estrada. Cuidado com os radares!!!!!
Em Polignano a Mare ficamos no bom Airbnb DIMORA Val Mar. Muito bem localizado. 
As vistas do alto da cidade são simplesmente de perder o folego com um por de sol maravilhoso.
Cidade antiga muito bem cuidada, pensando nos turistas,com muitos vasos de flores, paredes pintadas, ruelas charmosas, poderia até parecer um cenário fake, perfeito demais… mas é bem agradável de ficar com em seus cantos fotogênicos e restaurantes para todos gostos e bolsos. Bom lugar para ficar baseado e dai ir para as cidades próximas
![]()
Dia 7. Prima Colazione todos dias no Olio Su Pane ao lado da pousada na Via Roma, 60. Muito bom! Recomendo. Depois fomos de carro até LOCOROTONDO que é uma cidadela medieval com portal muito bonito e ruelas surpreendentes. Almoçamos no restaurante ATIPICO.
Ótimas massas e bons vinhos PRIMITIVO.
De Locorotondo fomos a ALBEROBELLO só 10 km. As construções que compõe a cidadela são bem pitorescas. OS TRULLI, que são habitações típicas de calcário, são exemplos notáveis de construção em pedra seca de mísulas, uma técnica de construção pré-histórica ainda em uso na região. Nunca tinhamos visto nada parecido. Tomar um expresso na praça principal e pensar como tudo isto foi feito. Interessante ler a história desta cidade antes de ir. Voltamos a Polignano para jantar no CASA ORICHETTA para saborear a massa típica da região da PUGLIA. RECOMENDO.
DIA 8. POLIGNANO A MONOPOLI – 10km – ficamos no LIDO CALA PARADISO. Ótima estrutura com um mar e praia maravilhosa na frente. O aluguel do ombrelone e 2 cadeiras custa 20 euros por dia. Vale a pena pela estrutura da praia. Almoçamos no COME NONNA também os orchietti típico da região. A noite jantamos em na Antica Trattoria Comes que nos foi recomendada mas deixou a desejar.
Dia 9. POLIGNANO A MARE para OSTUNI – 50KM -40 minutos – 
típica cidadela murada no alto de um morro. A muralha aparece desde o solo, quase que como uma parede que cerca a cidade, se misturando com as paredes das casas. Dentro é uma bela surpresa. Não é tão arrumada para os turistas. Não tem vasos de plantas em cada canto e parece mais marcado pela vidas dos locais. Mas não deixa de ser linda. E a medida que se sobe o morro as ruas vão ficando mais bonita ainda e começa a aparecer mais construções brancas, antigas, com muitos restaurantes charmosos. Eles aproveitam em as escadas e os becos que se tornam espaços com mesas e almofadas. Tudo muito aconchegante e confortável. Almoçamos na charmosa Taverna dela Gelosia com vista para o mar. Depois fomos para LECCE – 78 KM – 1H. Ficamos em um Airbnb muito confortável ao lado da Porta San Biagio. Jantamos no BAR MORO dentro da cidade antiga. Muito bom!
Dia 10. De manhã andar pela cidade. É chamada de Firenze do sul. Um prazer andar por suas ruas estreitas com prédios arquitetônicamente muito soisticados do século XIV. A Piazza del DUOMO , um bom exemplo da arquitetura de LECCE, começou a ser construída em 1144 sofrendo reparos até 1230. Depois foi reconstruída em 1659 que é a sua forma de agora. Depois fomos para a praia de PESCOLUSE – 65m – 1h. e ficamos no LIDO DEL SOL com boa estrutura para os banhistas. A cor do mar varia de verde claro a azul turquesa com águas claras e morna. Um show!
De Pescoluse fomos para GALIPOLI – 40 KM – 35 MINUTOS. 
Almoçamos no ótimo SANTA MONACA em frente ao mar com uma cor nunca vista!!!! No final da tarde das 17h30 as 20h30 fizemos um passeio de barco com paradas para mergulhos e assistimos um dos por de sol mais lindo da vida!!! De ser gravado para sempre na memória.
Voltamos a noite para dormir em LECCE.
Dia 11. Saímos para MATERA – 190 KM – 2H10. Ficamos num airbnb maravilhoso de 2 andares com um terraço que tinha vista para toda a cidade. Só tomando uns bons primitivos! Estonteante a vista. Matera tem 3.000 anos de ocupação habitacional e continua sendo a cidade mais antiga do mundo neste sentido. Tem casas nas rochas, cavernas , até construções do século XV na parte antiga. E algumas mais recente da era moderna. A marca que os humanos oram deixando é incrível. Almoço e lanche no muito bom Conzato bem em frente a pousada. 
Jantar também ao lado da pousada OI MARI. Restaurante bom e de charme é o que não falta nesta cidade. Difícil até de escolher!!!!

Dia 12. MATERA- TAORMINA – passando por Reggio Calabria – > BALSA -> MESSINA -> TAORMINA – 
Passamos o dia na estrada – 440 km – 6 h . Recomendo comprar o bilhete da balsa via internet para não pegar fila. CARONTE&TOURIST foi onde compramos. Custou 40 euros cada trecho para o carro com 4 passageiros.
Ficamos em um airbnb muito bem localizado quase ao lado da PORTA CATANIA.
Andamos pela Corso Umberto I que atravessa o centro histórico, ligando a Piazza Vittorio Emanuellle II à Piazza IX Aprile. Via pedonal cheia de lojas, restaurantes, bares e locais históricos, sendo o centro da vida social e turística da cidade. Rua estreita e charmosa , com edifícios históricos, lojas de artesanato local, butiques de moda e restaurantes charmosos…um pouco caros…
Dia 13. Continuamos explorando TAORMINA a pé passeando pelas suas ruas e explorando cada ruela e beco….
Dia 14. Mudamos os planos e resolvemos ficar mais um dia um Taormina. A cidade realmente merece. 
Fomos para o hotel ARISTON com mais mordomias e uma vista incrível para o mar. Passamos a manhã e um período da tarde no LIDO MORELLI numa praia maravilhosa!!! COR DA AGUA fora do normal e super transparente! Jantamos no IL BACCANALE MASSAS boas. E para finalizar com chave de ouro um show de ballet no teatro GREGO ROMANO COM O ETNA AO FUNDO!!!!
!!

DIA 15. TAORMINA – ENNA – PIAZZA ARMERINA -> 152 M 2H – > 

Valeu a pena voltar depois de 25 anos. Este achado de 1997 que é a Villa Romana del Casale , com seus magníficos mosaicos da época romana é considerada a mais bela e mais bem preservada do gênero. Aqui vão algumas fotos para se ter uma ideia do complexo.Piazza Armerina ->
AGRIGENTO 94 km 1h30 Chegamos na pousada largamos as malas e fomos para o VALLE DEI TEMPLI. Incluido como patrimônio Mundial da UNESCO em 1997 é um dos mais impressionantes exemplos de arte e arquitetura grega antiga da Magna Grécia. O templo del“vale” é um nome impróprio pois o sitio está localizado em um cume fora da cidade de AGRIGENTO. REALMENTE IMPRESSIONANTE 



todos os TEMPLOS!!!!!! Não sem motivos se denomina a SICILIA a grande Grécia!
Jantar ao lado da pousada il Giardino del duomo . muito bom . era mesmo um jardim dentro de uma casa!
Dia 16. AGRIGENTO -> PALERMO 180 M – 2 H
Nos hospedamos no muito bem localizado…..ao lado do centro histórico….
Estava muito calor….35ºC aliás a viagem toda sempre acima dos 30ºC
Fomos almoçar no ótimo GRANO GRANIS bem perto do hotel e depois andar pelo centro histórico.
Jantar no OSTE E PIZZA bem em frente de nosso residencial. Pizza bem siciliana e muito saborosa!
Dia 17. PALERMO -> MONREALE 10 KM – 30 MIN – A principal atração é a catedral de MONREALE, um exemplo notável da arquitetura normanda, famosa pelos seus mosaicos bizantinos que cobrem uma vasta área. Além da catedral, explore o Claustro Beneditino ao lado também conhecido pelas colunas de rara beleza, sendo cada dupla decorada com mosaicos bizantinos diferentes.
Todos cansados de tanto andar pela cidade….inclusive o JACK.
Veja também a PIAZZA VITTORIO EMANNUELE II que tem vistas panorâmicas e a fonte do TRITÃO.
Volta para PALERMO . Almoço no LOCALE – VIA GUARDIONE 88 – Restaurante descolado com cibo(comida) diferenciada. Muito bom!!!!
Dia 18. PALERMO – MESSINA – BALSA – espera na fila (30 min) travessia 27 min-> TROPEA – TOTAL 335 M – 5H
Ficamos em TROPEA no FRANCO’S HOUSE. Localização espetacular. ACOMODAÇÃO nota 10! Atendimento da MARI SENSACIONAL para nos tirar todas as dúvidas.
Almoço ao lado da pousada no ANTICA FORGIA. Bom para a fome que estávamos….
Jantar na Premiata Forneria talvez a melhor pizza da viagem….
Chegamos em TROPEA AS 16H…NOS despedimos da Marina, Bruno e Jack que seguiram para Oslo de trem por 3 dias…viagem inesquecível!!!!
Dia 19. TROPEA – prima colazione – NONNA ROSA ao lado da pousada. Muito bom.
PRAIA MARAVILHOSA – LIDO SAN LEONARDO 45,00 pelo ombrelone e 2 cadeiras ótima estrutura de praia e bar.
Andar pela cidade e se perder pelas ruelas e becos. Belíssima!
JANTAR – OSTERIA LE VOLPI E L’UVA – tradicional da cidade – atendimento muito bom.
Dia 20. TROPEA -> prima colazione – DEODATO -> CAPO VATICANO – 12 KM – 20 MIN. Só foi difícil para saber onde estacionar la maquina mas conseguimos…..o conjunto das 3 praias de cores que vão do verde até o azul turquesa é impressionante. Ficamos no LIDO da praia 25,00 euros pelo ombrelone e 2 cadeiras……para relaxar mesmo!
Volta para Tropea a tarde. Pizza na That s Amore. Boa. E depois andar pela cidade para ver o por do sol maravilhoso. Monte de fotos!

Jantar no IL CONVIVIO – TIPICA osteria CALABRESE. BOM
DIA 21. prima colazione – voltamos no NONNA ROSA e de novo na praia da cidade maravilhosa! No mesmo LIDO.

A TARDE ir até PIZZO . No promontório no golfo de Santa Eufemia exatamente em frente a ilha de STROMBOLI. As praias também são lindas vistas do alto da cidade que foi uma antiga aldeia medieval .
Não deixe de experimentar o espetacular TARTUFO DE PIZZO. Uma bola de sorvete de avelã com um coração cremosíssimo de chocolate. Imperdível!!!!!
Voltando a TROPEA para mais um POR DE SOL daqueles para guardar na memória!!!!
Jantar de despedida no LA CONCHIGIA em TROPEA,
Dia 22. TROPEA –> ROMA 635 KM -7 H – AUTOSTRADE muito boa com nos restaurantes nas paradas e somente um pedagio de 18,00 euros.
Entrega do carro na HERTZ do AEROPORTO FIUMICINO e nos hospedemos no Hilton literalmente quase dentro do aeroporto – 50metros.
Jantar no próprio hotel para nosso embarque no próximo dia de manhã.
Quer mais dicas sobre a ITALIA OU OUTROS DESTINOS DO MEU BLOG…….
NÃO HESITE EM ME PROCURAR.


Comentários