Viagem ao Atacama, Chile , 6 a 13 novembro de 2018
Viagem ao Deserto do ATACAMA
Roupas
Onde ficar
Restaurantes
Lugares / Tours
Tour Astronômico
Tour Arqueológico – Pukará de Quitor
Roupas
Primeira coisa com que a gente se preocupa é o que colocar na mala! As temperaturas lá são baixas à noite e altas durante o dia e, principalmente agora que as companhias aéreas começam a restringir bagagens e controlar seu peso… Porém, sem medo de errar, e, principalmente se a sua viagem ocorrer nos meses de outubro e novembro, nossa dica é:
– 1 casaco pesado para os geisers del Tatio(+gorros, luvas, echarpes e meias);
– 1 casaco corta vento para os outros passeios;
– 1 agasalho tipo moleton aberto;
– camisetas manga curta e shorts/bermudas para os passeios durante o dia,
– calças/leggings e camisetas manga comprida para os passeios noturnos
– 1 sandália tipo papete (caso pretenda entrar e boiar nos lagos salgados – os fundos são cheios de pedras que machucam os pés ao caminhar);
– 1 botinha que não escorregue para as caminhadas (pode ser tênis, mas uma bota
de cano curto e confortável e lhe dará mais firmeza nas caminhadas);
– maiôs/calções e uma toalha para os banhos nos lagos;
– chapéu, boné, óculos de sol, filtro solar, hidratante, colírio, rinosoro e garrafa de água.
Onde ficar:
Nós nos hospedamos no Hotel Tulor que, embora seja simples, a localização é ótima: bem pertido da Calle Caracoles (“centrinho” de San Pedro de Atacama) e tem um café da manhã saborosíssimo.
Restaurantes:
Para os apreciadores de cervejas e vinhos, saiba que nem todos os restaurantes servem bebidas alcoólicas. Então, se você faz questão, é bom checar na entrada (em geral junto ao nome do restaurante você verá uma plaquinha onde consta a licença para comercialização de bebidas alcoólicas).
Barros Café – lanches e sucos saborosos, nosso primeiro “desayuno” assim que chegamos a San Pedro…
Restaurante Chiloé (Domingo Atienza #404) – Nosso guia Davi(Adventure Premium) nos indicou. Quando chegamos do passeio ao salar de Atacama, estávamos cansados e famintos: a comida servida é chilena caseira, são rápidos e muito bom custo/ benefício: preço interessante com boa qualidade.
Restaurante La Casona (Caracoles) – para os mais exigentes na gastronomia,e não decepciona – pratos deliciosos, preparados com esmero.
Restaurante La Plaza – Comer relaxadamente, apreciando a praça de San Pedro de Atacama e suas maravilhoas algarobeiras (=árvores). Deliciosa a enchillada!
Empório Andino – se quiser lanches como empanadas, comer doces, beber sucos ou um bom café expresso, recomendamos o Empório Andino (Caracoles). Pequeno, mas bem aconchegante.
Sorveteria Babalu (Caracoles) – sorvetes de massa de sabores diferentes, variados e muito gostosos.
Lugares / Tours
Nossos tours – Os incluídos em nosso “pacote” e propiciados pela “Adventure Premium”(www.adventurepremium.cl – Domingo Atienza, #419) foram: Vale de Marte, Vale da Lua /Cordilhera do Sal (dia 1), Salar de Atacama, Toconao, Vale de Jeré, Socaire (almoço), Lagunas Miscanti, Miniques e Tuyaito (dia 2), Geisers del Tatio, termas e pueblo Machuca (dia 3).
Não incluídos no “pacote”, contratados em San Pedro:
No 3o.dia, como havíamos feito os Geisers del Tatio bem cedinho, resolvemos fazer o tour astronômico com a Andes Travel(Caracoles #174), com quem também contratamos o tour às Lagunas Cejar, Ojos del Salar e Tebinquinche para o dia seguinte e o Valle Del Arcoíris e Petroglifos para o último dia de nossa estada. Não deixem de fazê-los, são demais!!!!!
Sobre o Tour Astronômico:
Recomendamos escolher a agência que lhes leve mais longe de San Pedro (a nossa nos levou a 3km de lá, e algumas luzes da cidade ainda interferiam no céu noturno).
Outra coisa, e não menos importante – semana de LUA NOVA é a melhor para seu passeio/tour astronômico, caso queira observar planetas e estrelas… A nossa semana foi de lua nova, felizmente! Nas outras fases, A LUA impede uma melhor observação do céu, ofuscando boa parte das constelações. A menos que esteja interessado em obter mais informações sobre a LUA, prefira períodos de lua nova para o seu passeio…
PUKARÁ de QUITOR (=fortaleza)– monumento arqueológico
– a 3km do centro de San Pedro de ATACAMA – você pode ir a pé (foi o que fizemos) ou alugar bicicletas para ir até lá. São três caminhos – o do mirante, o do Pukará e o das cavernas. É o tipo do passeio que não é muito divulgado, por não serem todos os turistas que se interessam. Mas nós adoramos. Escolhemos ir primeiro ao mirante. Depois de chegar ao local, ainda se sobe mais 2km para chegar ao “mirador”, donde se vislumbra espetacularmente a região. Daí a gente desce e vai ao Pukará propriamente dito, edificação de cerca de 900 D.C., construção ancestral com alto conteúdo de vestígios arqueológicos. Este caminho, embora mais curto, é mais íngreme e escorregadio. Tenha bastante cuidado ao percorrê-lo. O terceiro caminho, por fora do acesso ao mirante e ao pukará, é o sendero das Cavernas. É interessante, mas, se quiser segui-lo, é bom ir preparado porque as cavernas são baixas e o risco de bater a cabeça e se machucar é alto (não há guias e não há equipamento para emprestar para entrar nas cavernas).
Comentários