Peru não é só Cusco e Machu Picchu!
Adoro visitar sítios arqueológicos, mas tenho trauma do mal da montanha, por isso nosso roteiro alternativo no Peru foi LIMA e TRUJILLO (10 horas/terrestre ou voo de 1 hora desde Lima)
Em LIMA, o que mais gostei foi:
O que menos gostei foi seu trânsito caótico e barulhento de buzinas. Os táxis são baratos, mas não há taxímetro, é necessário negociar com o taxista o valor antes de entrar. Como a cada deslocamento ficamos mais de hora nos táxis, é torcer para que o motorista seja legal. Não gostei, principalmente, de ver a pobreza do povo humilde e sofrido, assim como no resto da América Latina!!
RESTAURANTES: A culinária peruana é realmente criativa e surpreendente! Em Miraflores há:
O COSTAZUL – pequeno, simples, comida surpreende e o preço é justo.
O restaurante ALFRESCO – é mais chic, ceviche e peixes excelentes.
TRUJILLO
Em Lima, nos disseram para tomar cuidado com assaltos. Mas contrariamente na chegada, encontramos Angel, +51 947243819, taxista que foi nosso anjo e guia na cidade, levando a passeios com valores inferiores ao das agências de turismo .
1º dia – Centro Histórico, a bela Plaza Mayor e Museu de Arqueologia (antigo, mal conservado, mas interessante, faz um apanhado das culturas Chimu e Moche)
— Huaca do Arco Iris ou do Dragão e Palácio de Chan Chan – cultura Chimu, pré-incaica, 1100 a 1450 dC. É recomendável comprar um pacote e ir acompanhado de guia para entender os monumentos.
— Passeio na praia de Huanchaco para conhecer as canoas de totora, usadas há mais de 1500 anos.
2º dia – Huaca do Sol e da Lua. Visitamos primeiro o Museu do povo Moche – 100 a 800 dC – e em seguida a Huaca de la Luna, palácio dos soberanos moches que foi coberto e reconstruído cinco vezes. As escavações arqueológicas mostram as várias construções superpostas. Ali aconteciam sacrifícios humanos para aplacar a ira dos deuses e fertilizar a terra. A Huaca del Sol está fechada pois ainda não começaram as escavações arqueológicas.
— Huaca El Brujo – A uma hora de carro do centro, com museu muito bem estruturado. Ali foi encontrada a tumba e a múmia da Senhora de Cao exposta no museu. A Senhora de Cao foi a única governante mulher da cultura Chimu. Era curandeira, suas tatuagens de aranha nos braços continuam intactas, bem como todas as suas jóias.
— Guias – os dois sítios arqueológicos têm guias. As visitas só podem ser feitas com guias.
— Restaurantes: Squalo’s, ceviche e peixe muito bons. Sombrero, em Huanchaco, onde comemos pato, uma tradição da cozinha de lá.
Trujillo foi uma grata surpresa. Seus sítios arqueológicos, a atenção e conhecimento dos guias superaram as expectativas.
Comentários