Uma das portas de entrada do norte da África, Marrocos é um país que surpreende pelo seu exotismo, tradições milenares e por uma arquitetura que encanta pela sua riqueza e originalidade.
Em qualquer uma das cinco capitais imperiais do Marrocos : Casablanca, Rabat, Fez, Meknes ou Marrakech nos deparamos com duas realidades completamente distintas, de um lado a cidade moderna de colonização francesa e de outro a Medina. Essa parte da cidade cercada de muralhas de construção milenar, como a Medina de Fez, abriga o que tem de mais típico e característico da cultura e hábitos marroquinos.
Ao se andar pelas ruas do Marrocos muitas vezes nos deparamos com mulheres com seus rostos cobertos sendo que em alguns casos somente os olhos podem ser vistos.
Uma outra característica das cidades marroquinas são os seus mercados ,”souk”,que se destacam pela diversidade de produtos oferecidos ; tecidos, especiarias, tapetes, objetos de bronze e prata, verduras, carnes e no entanto para se efetuar uma compra é necessário uma certa dose de paciência e compreensão do que significa o comércio para o marroquino.
Nenhum produto tem um preço fixo, tudo depende da negociação a ser feita – um ritual.
Conhecer o Marrocos é ter a oportunidade de conhecer, além de uma cultura surpreendente, uma arquitetura árabe deslumbrante.
Um roteiro que eu fiz e recomendo é o seguinte:
1ºdia – Sâo Paulo – Casablanca via Royal Air Maroc
2º dia Casablanca – um dia inteiro dá para ter uma noção básica da cidade.
3º dia Pegar um trem de Casablanca até Marrakesh para ir sentindo já a cultura Marroquina
3º dia chegada em Marrakesh e ficamos na excelente RIAD KARMELA – as Riads são casas antigas , ou até alguns palacetes que se tornaram pousadas/hotéis e são super charmosas .
4ºdia Marrakesh – Almoço no excelente Le Jardin. Muitas opções de comidas em um ambiente descontraído. 32 Souk Jeld Sidi Abdelaziz
5ºdia Marrakesh
6ºdia saída de manha para o passeio no Deserto- AIT BENHADOU – OURZAZATE – GORGE DADES – com parada para dormir
7ºdia continuação do passeio para o deserto do Saara – DADES – TODRA – EFROUD MEZOURGA
Ida de camelo até o campig VIP – inesquecível!!!!
8ºdia – acordar no deserto do SAARA – você nunca fez nada igual na vida!!!!
8ºdia – traslado até Mezourga e depois até FEZ!
9ºdia FEZ – Hotel Ibis – contratamos um guia para passear pela medina de FEZ.
10ºdia FEZ – jantar no excelente Restaurante Marrakech.
11º dia – alugar um carro e ir de FEZ ate CHEFCHAOUEN a cidade azul
12ºdia CHEFCHAOUEN – Jantamos no Restaurante Mourisco – boa opção na praça central.
13ºdia CHEFCHAOUEN -> 120 km em boa estrada até TETUAN -> e aí conseguimos um guia para passear por 3 horas pela medina de Tetuan. Valeu a pena! Depois seguimos para Tanger onde ficamos no bem localizado Ibis Tanger e com jantar no bom italiano Anna e Paolo..
14º dia – Saída de Tanger para devolução do carro para a travessia para Algeciras. Tome cuidado pois a devolução pode ser na cidade de Tanger mas o porto para a travessia fica a 40 KM da cidade. Preste atenção neste detalhe pois pode te custar muito e pode perder o horário do navio de travessia do canal se já tiver comprado o bilhete.
Comentários