- O objetivo da viagem foi conhecer um pouco mais da Patagônia Chilena. O ponto de partida foi Puerto Natales e a partir daí a meta era explorar a região dos glaciares e o Parque Torres del Paine
- DIA – SÃO PAULO – SANTIAGO – voo a noite e pernoite no Hotel Holiday Inn no próprio aeroporto uma vez que o voo para Puerto Natales sai às 11h20 e não daria tempo de pegar um voo de manhã em São Paulo para fazer a conexão direta. Esta foi a maneira mais segura. Como opção pode-se ficar alguns dias para conhecer Santiago.
- DIA – Santiago – Puerto Natales – No verão tem voos diários para esta cidade às 11h20 que dura por volta de 3 horas. Hospedagem no Hotel COSTAUSTRALIS que fica de frente para o Seno Ultima Esperanza (lago), mas não se esqueça de pedir um quarto de frente para o lago. Os de fundo tem uma vista bem ruim… Jantar no ótimo Angelicas – Bulnes,501 – comida refinada e carta de vinhos chilenos na medida certa. Vale explorar a cidade de Puerto Natales , um Pueblo Patagônico em que boa parte do ano faz FRIO mesmo! Apesar de que nestes 5 dias que estivemos lá deu até para andar de camiseta! Coisa rara! Aquecimento global? Contratamos os 3 passeios com TOUR 365, sendo que o atendimento e os passeios foram foram muito bons. Superaram as expectativas.
- DIA – Passeio para conhecer um pouco da história da Patagônia Chilena e la Cueva del Milodon – um mamífero herbívoro cujos restos foram descobertos em 1895 e que habitou este lugar há 14.500 años! Vale a pena este passeio com guia pelo parque.
- DIA – Seguindo a orientação do pessoal do Tour 365 preferimos fazer o passeio de barco para os glaciares Balmaceda e Serrano na parte da tarde pois o tempo e a luminosidade nesta parte do dia são bem melhores para o passeio e fotos. O catamarã que nos levou aos passeios tinha muito boa estrutura e os guias nos deram boas explicações das formações dos glaciares e dos lagos que navegamos. Saímos do porto as 14h30 e retornamos às 20h. IMPERDÍVEL!
DIA – EXPERTOS EN EXCURSIONES DE DIA COMPLETO EN TORRES DEL PAINE – Este é outro passeio ESSENCIAL para se fazer! Fomos em uma VAN com 10 pessoas e o guia HANS, saindo do hotel às 8 h e retornando à 18 h. Pelo caminho da Patagônia Chilena até chegar na entrada do parque fomos parando em diversos lagos em que o guia HANS nos explicava as formações das Torrel del Paine. Paine em mapuche quer dizer azul, mais para um azul celeste que era como os mapuches viam o céu através das torres. Você vai disparar a máquina fotográfica sem parar ou melhor, como a maioria dos viajantes agora o CELULAR! Mudando de ângulos e de luminosidade as torres vão mudando a suas formas geográficas e aí…dá-lhe fotos…. Almoçamos rapidamente no restaurante PEHOÉ que tem uma vista deslumbrante para as torres com um lindo espelho d’água na frente. Depois do almoço seguimos até o Glaciar GREY. Descemos da VAN e caminhamos por 35 minutos até ficarmos de frente para o Glaciar GREY. Se você tiver mais tempo pode contratar um passeio específico para este glaciar, mas como já tínhamos feito o Balmaceda e Serrano não fizemos este. Mas a visão de frente para o GREY foi ótima.
- DIA – de manhã para descansar da pauleira do full day de Torres del Paine ficamos para explorar novamente a cidade e cantos que não tínhamos visto. Passeamos pela orla do Seno Última Esperanza e a luz do lago estava ótima para mais fotos…. Jantar no chiquérrimo The Singular com uma vista privilegiada do lago!
- DIA – PUERTO NATALES -> EL CALAFATE – 8h30 ->14h30. Como a volta foi por Buenos Aires fizemos o caminho de ônibus e compramos pela Bus-Sur e custou aproximadamente 25 U$. A estrada é bem tranquila e o ônibus não pode passar de 90 km/h. Ficamos quase 2 horas entre as 2 fronteiras de Chile e Argentina porque era um domingo e estava com muito movimento de turistas. Em El Calafate nos hospedamos no Terrazas del Calafate. Um pouco fora do centro (2km) mas com uma boa vista do Lago Argentino. Almoçamos no excelente Casemiro Bigua – um cordeiro Patagônico – acompanhado é claro de um vinho Malbec.
- El Calafate merece pelo menos 3 noites para fazer os passeios básicos e o IMPERDÍVEL PERITO MORENO.
- EL CALAFATE -> BUENO AIRES – Nos hospedamos no SELINA PALERMO que tem uma proposta mais casual, com quartos amplos e localização espetacular para quem explorar uma outra parte de BA. Jantar no EL PREFERIDO com ótimas pedidas e carta de vinhos de dar água na boca….Calle Borges 2108
- BUENOS AIRES – > sempre tem novos restaurantes, lojas de arte, cafés, lojas de vinhos para degustação e com certeza você terá que voltar outras vezes… Almoço no 3º melhor restaurante da América Latina: DON JULIO – não deixe de reservar para não ter que ficar horas esperando do lado de fora. Vale a pena o Bife de Chorizo e as entradas saborosas e a panqueca de Dulce de leche ao final.
- Andar pela cidade -> Recoleta, La Isla, Floralis Generica, Bar La Biela, almoço no Tea Connection, Libreria Ateneo, Café no Malba . Degustação de vinhos na ótima loja de vinhos JÁ! Calle Borges 1772. Ótimos preços Jantar no La Baita que tem ótimas massas.
- Café da manhã em Palermo Hollywood – bairro com ótimos bares, restaurantes e cafés. Escolhemos o SAVAJE BAKERY – brunch maravilhoso com pães artesanais.
- E aí acabou….em breve mais reportagens… Se tiver mais dicas para este roteiro por favor me envie para podermos compartilhar com os amigos!
Search for Fabiana Rassam, you will notice that her pictures match his exact description from eyes to body to hair and hands. Ranique Flint Strang
Usually posts some pretty interesting stuff like this. If you are new to this site. Dorotea Shurwood Safire
Way cool! Some extremely valid points! I appreciate you penning this article plus the rest of the site is also really good. Robinette Jonas Joaquin